Rio de águas escuras

Quando você, rio de águas escuras
se encontrar com o mar do êxodo
Ficarei triste e sentirei dor
Como um feto que encontra a luz, fora do útero.
E a saudade, que me tirava o sono
antes de sua chegada,
voltará, como a seca que atordoa
os corações dos angustiados,
que não esperam sua repentina chegada.

Somos amigos, como irmãos do mesmo do Pai
Pai esse que nos ama. Mas você ainda insiste
na vazante absoluta da razão
Mas, não o julgo por isso
Mas, Pai é Pai, e seu amor paterno é imortal

Somos sinônimos mútuos.
Não sei como, mas me vejo em suas águas negras
Acho que é nossa homogeneidade que proporciona isso

Ora, eu oro por sua não descaracterização
e pelo não clareamento de suas águas, que são muitas
se no futuro, sua imigração se confirmar
piarei como o canário pardo
o triste canto do desconsolo
e como o vento que eterno sopra
será minha lembrança de suas águas.

Sebastião Sérgio

Nenhum comentário: